sábado, 5 de setembro de 2009

Turismo interno

Estas visitas a vários miradouros em Lisboa deixaram-me a pensar no quão mal conhecemos a nossa propria cidade e no quão mal conheço o nosso país. Eu nasci e vivi em Lisboa toda a minha vida e no entanto sei lamentavelmente pouco acrerca dela. Com mais frequência do que gostaria não tinha outro remédio senão perguntar ao meu pai o que estava a ver a partir do vários miradouros que visitámos. Não sou, certamente caso único. A verdade e que a maior parte das pessoas conhece muito mal o país e não está muito interessada em conheçe-lo melhor. Nos últimos anos tem sido feito um esforço no sentido de promover o turismo interno através de campanhas publicitárias que têm como objectivo lembrar as pessoas a existência de muitos locais que vale a visitar que não apenas as praias do Algarve. E existem, de facto, mas são muito menos visitados e valorizados do que deveriam. E se certamente que os impedimentos finaceiros pesam na decisão de muitas pessoas, também a mentalidade não ajuda: muitos são os que podendo, viajam pelo estranjeiro, recusando-se no entanto a conhecer melhor o seu país e tudo o que este possa ter para oferecer. Infelizmente o desinteresse não é exclusivo dos potenciais visitantes: há muito a ser feito além de campanhas publicitárias no que toca ao turismo interno, sobretudo no que diz respeito a correcta sinalização e manuenção dos locais de interesse turistico. E não é preciso ir muito longe para descobrir muitos tesouros históricos ao abandono e em ruinas, entregues ao desgaste dos anos. Mas nem tudo são más noticias. Este é um assunto que tem vindo a despertar um crescente interesse e penso que já existe alguma preocupação com a manutenção dos locais que potencialmente atraem turistas, e possivelmente a situação tenderá a melhorar. Há no entanto muito a fazer tanto na promoção do turismo interno como na perservação do património.

1 comentário:

ADEK disse...

EU saí de Portugal umas 3 vezes na minha vida. De resto as minhas férias são feitas a visitar o país. Acho que conheço um pouco de todo o Portugal, e agora tenho andado a tratar de aprofundar. Hoje foi dia de aprofundar Mafra e Ericeira:D