segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Reciclagem musical XVIII

Um pouco na continuação da 16ª e 17ª reciclagens musicais, continuamos a seguir a carreira dos britânicos Muse, desta vez com uma canção do seu quarto álbum, Black Holes and Revelations de 2006. Este é um álbum muito interessante, com uma forte componente política e de intervenção. No entanto, a musica que eu escolhi é uma das poucas canções em aborda outros temas que não a realidade politica actual, não deixando por isso de ser uma curiosa reflexão sobre as relações humanas.

"Hoodoo"

Come into my life
Regress into a dream
We will hide
Build a new reality
Draw another picture
Of the life you could have had
Follow your instincts
And choose the other path

You should never be afraid
You're protected from trouble and pain
Why, why is this a crisis in your eyes again

Come to be
How did it come to be
Tied to a railroad
No love to set us free
Watch our souls fade away
Let our bodies crumble away
Don't be afraid
I will take the blow for you

And I've had recurring nightmares
That I was loved for who I am
And missed the opportunity
To be a better man

Penso que muitas pessoas gostariam de construir uma realidade privada, protegida da hostilidade do mundo exterior, onde tudo seria à medida dos nossos sonhos e tudo seria como gostariam que sua vida tivesse sido. Mas estas redomas de vidro em que tantos gostariam de se esconder não passam de abrigos temporários, de mundo idealizados nos quais não podemos viver. A realidade acaba mais cedo ou mais tarde por se impor em todo o seu terrível esplendor, e à medida vida acaba demasiadas vezes por não seguir o caminho sonhado, o maior se torna o choque entre a fantasia e a realidade. Tarefa árdua e ingrata é a daqueles que com a melhor das intenções tentar evitar ou diminuir esse choque que sentem terrível para a pessoa amada que tentam a todo custo proteger. Mas há acções na vida que não podem ser partir de outrem: têm de ser as próprias pessoas a encontrar o seu caminho no meio dos destroços dos sonhos perdidos e enfrentar o que vida lhes tiver para lhes mostrar. E no entanto sem que isso implique a solidão total, há sempre a hipótese de o caminho ser percorrido a dois, uma possibilidade de ir aparando os golpes do destino.

1 comentário:

MB disse...

ola! tu sabes que nao falo portugues muito bem ;) e muito dificil por me fazer um comentario porque nao posso escrever minha interpretação, mas escutei esta musica e queria deixar o comentario com minhas primeiras impressãoes:)por me esta musica e comperavel do fado.porque esta musica e muito triste e expressiva e por isso tambem muito portuguesa. eu fui tambem muito surpresa, porque nao achava que rock pode parecer que esta musica.
(eu sou cansada mas orgulhosa ):)