quinta-feira, 5 de julho de 2007

Educação

Depois de toda a confusão que a greve de alunos gerou nos últimos dias e um pouco em consequência do tema do post anterior creio que chegou a altura de pensar um bocadinho no papel de escola na sociedade actual. Qual é a sua principal função? A escola é o local onde se formam os conhecimentos das pessoas, ou é igualmente suposto transformar as suas atitudes e valores? E qual é o papel das famílias na educação? O que importa de facto ensinar? Não creio que alguém tenha alguma vez respondido a estas questões de modo inequívoco.
As alterações no papel da escola são o reflexo de alterações na própria estrutura da sociedade. Hoje em dia muitos pais trabalham muitas horas por dia e todos os dias perguntando-se onde ficam os filhos na sua ausência. Naturalmente esperam que estejam na escola, mas a escola tem o seu horário e este não é necessariamente igual ao dos pais. Estes horários limitam o tempo que os pais tem para os filhos e é muitas vezes atribuída as escolas a tarefa de formar as crianças enquanto futuros cidadãos, tarefa que tradicionalmente competiria à família destas, e para a qual as escolas não foram preparadas.
Vemo-nos portanto num impasse que é, na minha opinião a questão de fundo na educação, embora bem menos publicitada que muitas outras. O professor deve ensinar aos seus alunos o conhecimento que tem de modo a que os alunos aprendam matérias relevantes para o seu futuro (e creio que na ânsia de tornar o conhecimento mais prático os programas das disciplinas mais cientificas quase se tornam monótonas ou mesmo pouco lógicas ou pouco compreensíveis) ou torná-los melhores pessoas? E como? Afinal não foi essa a formação dos professores e eles não são pais dos alunos e é questionável se devem ser convertidos em seus substitutos de modo quando os pais não têm onde os deixar. A escola reflecte o contexto em que se insere, e isso e só isso define as suas características que são extremamente variáveis. Esse foi um outro assunto que ninguém parece ter intenção de compreender, contudo, na minha opinião, é de uma importância vital. O ambiente no qual os alunos vivem acaba por ter um grande peso na maneira como estes encaram a escola, e enquanto as enormes diferenças entre a envolvente das várias escolas não forem tidas em consideração será difícil ter um ensino mais justo, já para não referir em iniciativas hipócritas como o ranking das escolas que apenas hierarquiza o nível socio-económico das famílias dos alunos, que aliás não é novidade para ninguém. Por isso, e para concluir penso que é fundamental uma reflexão séria e sobre os problemas de fundo da educação em Portugal, que são indissociáveis dos problemas da sociedade.

1 comentário:

José Carrancudo disse...

A nosso ver, a Escola tem dois papeis principais:
1. Proporcionar ao aluno as ferramentas de aprendizagem (são Português e Matemática, em primeiro lugar).
2. Proporcionar os conhecimentos que possam servir de base tanto para os seus futuros estudos, como para a sua vida.

No seu estado corrente, a Escola falha nestes dois aspectos, em 80% dos casos, embora conta com a ajuda dos explicadores. Aqui explicamos as razões e propusemos os remédios.