quinta-feira, 5 de julho de 2007

Viagens

O meu professor de História do 8º e 9º ano costumava dizer-nos que se podia aprender estudando ou viajando. Se durante algum tempo mantive um certo cepticismo relativamente ao que se pode aprender a viajar, hoje reconheço que ele tinha toda a razão. Embora eu só viaje quando o calendário e o orçamento o permitem, esses poucos dias encontram-se entre os melhores da minha vida. Cada vez que percorro de máquina fotográfica ao ombro um cenário até então desconhecido e vejo o que me rodeia, eu ganho uma nova consciência do mundo. Ao longo dos últimos cinco anos eu visitei várias cidades europeias, em diferentes países e com dimensões muito diferentes. No entanto e ao contrario do que eu esperava muitas delas têm mais em comum entre si do que seria de esperar. Quando se nos lembrassem que nelas se vive como em tantos outros lugares do mundo, formando uma espécie de comunidade invisível e indefinida em cada um delas é especial à sua própria maneira, tem a sua identidade, o seu cartão de visita, que a torna única e igual somente a si própria. Se já vi e fotografei nas minhas viagens muitas pequenas e grandes maravilhas, também me fui apercebendo que as cidades tinham o seu lado negro, de um modo surpreendentemente igual ao da minha cidade natal. As grandes metrópoles europeias tornaram-se grandes centros de emigração, às quais chegam novas pessoas todos os anos, atraídas pelo seu ambiente activo e prospero, em busca de uma vida melhor do que aquela que lhes era acessível na sua terra natal. Muitos são provenientes dos países africanos, fugindo à guerra e à pobreza, muitas vezes ilegalmente e correndo riscos quase inimagináveis para muitos de nós. Muitos outros vêm da Europa de Leste muitas vezes também ilegalmente, tornando-se alvos de redes de tráfico humano, cuja actividade criminosa é difícil de combater. No entanto, os emigrantes tornam-se um problema para os países de acolhimento, dada a sua integração incompleta ou inexistente, às suas condições de vida frequentemente difíceis, tornando-se fontes de tensão social, frequentemente associados a criminalidade e à marginalização. A emigração na união europeia é um problema complexo, sem solução fácil à vista. Tratar-se-á se algo com que os dirigentes políticos e com que a própria sociedade terá de lidar o melhor que for possível para o bem de todos. Mas isso será uma tarefa gigantesca e o primeiro motivo disso é de uma simplicidade quase chocante. As correntes migratórias de hoje, bem como foram as de ontem e serão as de amanhã não são mais que o espelho das assimetrias do mundo, resultando do simples facto de uns terem muito e de muitos outros não terem quase nada.

Sem comentários: